17 de março de 2013

Advocacia e gestão de equipes de sucesso (Você S/A e o exemplo do futebol).

A Faculdade de Direito nem sempre (ou nunca) ensina algo sobre gestão de negócios, mesmo sabendo que o escritório de advocacia é um negócio que demanda alta expertise não jurídica para que o sucesso chegue e se instale. Nem sempre (ou nunca) o melhor aluno da classe de formandos da melhor faculdade de direito do país será o advogado mais bem sucedido, pois as competências e habilidades da advocacia, para se ter sucesso, está muito além dos códigos, artigos e petições, ou seja, do conhecimento técnico jurídico adquirido ao longo da faculdade.

Isso que me motiva, cada vez mais, a insistir neste pequeno BLOG. Quero muito ajudar advogados nesse Brasil inteiro. Hoje, mostrar um pouco mais sobre gestão. E, fique atento, não pense você que ao ensinar advogados a ser um advogado de sucesso é ruim para você, ao contrário, quando valorizamos nossos adversários aumentamos nossa responsabilidade, nosso espírito competitivo e logicamente valorizamos a profissão de um modo geral, aumentando os valores de nossos honorários (veja, por exemplo, como isso se aplica numa análise da gestão do time de futebol Barcelona em relação ao Real Madrid).

E por falar em futebol hoje a coluna do Professor Eugênio Mussak na Revista Você S.A. (março 2013) me chamou a atenção. Decidi, por isso, mais uma vez, escrever algo relacionado à boa gestão dos escritórios de advocacia, hoje com foco futebolístico. 

A reportagem mencionada "Sobre grupos e equipes" ressalta algumas características específicas de como a torcida e os jogadores de um time se comportam num jogo e como isso pode nos ajudar a refletir sobre melhorias na gestão. Em resumo, ele destaca que:

- o objetivo é comum e compartilhado;
- as habilidades são complementares;
- há sintonia entre os componentes da equipe em relação aos objetivos e valores do grupo;
- existe sinergia entre os membros;
- a confiança está presente;

Ao final o professor diz: se por acaso alguma destas faltar na equipe de seu escritório, tome cuidado! Provavelmente, você não tem uma equipe. Se as pessoas do seu time não conhecem valores em comum, não são capazes de buscar interesses e objetivos coletivos, não demonstram confiança uns nos outros e não possuem sinergia, tome cuidado! Você não tem, então, uma equipe!

E, uma equipe, tal qual o Barcelona, é necessário para que se tenha sucesso na advocacia! Finaliza o professor Eugênio Mussak: pode até ser divertido (pode ser até que pague suas contas), mas certamente não lhe proporcionará grandes conquistas!

Fica a dica:

Pense no seu escritório como uma equipe. Valorize as habilidades individuais de cada membro, mas esteja certo que todos sabem aonde o escritório quer chegar, esteja certo que todos remam para a mesma direção! É da soma das diferenças individuais que o grupo consegue efetivamente criar uma força diferencial e vencedora! Mas, coesão, sinergia e confiança são peças essenciais nesse quebra cabeça!

Para montar tudo isso em seu escritório pense no planejamento estratégico. Indico, inclusive, uma leitura rápida que irá lhe mostrar um pouco sobre como criar isso no seu escritório de advocacia (clique aqui para ler).

Desejo um bom jogo para você e sua equipe!

Grande abraço

Advocacia Hoje Luis Fernando Rabelo Chacon @LuisFRChacon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitor, por favor, identifique-se!