12 de julho de 2009

EQUIPE:
A Advocacia Hoje depende e muito de uma boa equipe!


Minha primeira postagem trata da relação entre o sucesso da advocacia com a equipe de um escritório. Mesmo que você trabalhe sozinho como advogado, provavelmente contará com uma secretária e um estagiário. Portanto, o advogado sempre estará envolvido no trabalho em equipe.

Sempre precisará de mais gente pensando e agindo com você. É o que diz o capítulo Equipe e Sinergia (Dicas para empreender seu próprio negócio, Ruy Leal, Saraiva, p. 67). Continua o autor:

"Não há mais espaço para o grande empresário que vence sozinho. O superempresário é figura do passado, quando o mundo ainda possuía fronteiras comerciais. Não se engane: só conseguirá crescer quem souber trabalhar em conjunto, visando produzir resultados melhores do que conseguiria se trabalhasse sozinho. Ninguém é 100% bom em tudo. É importante dividir opiniões e responsabilidades com pessoas que se complementam.
A sinergia ou coesão deverá ser o fator primordial a ser buscado na formação de sua equipe. Será sempre preferível trabalhar com uma equipe forte e uma idéia fraca a trabalhar com uma idéia forte e uma equipe fraca.
Não dá para fazer sozinho nada grandioso ou que valha a pena. Você deverá procurar se cercar de bons profissionais para conseguir resultados melhores.
Formar uma equipe assim, coesa e interessada, não é fácil. Exigirá paciência para que ela esteja no mesmo nível em que você já se encontra. Exigirá compreensão de sua parte até que a máquina esteja funcionando redondo. Mas, acima de tudo, exigirá que você esteja plenamente convencido de que só com uma equipe assim obterá sucesso em seu negócio".

Lembra da pirâmide da primeira postagem? Já imaginou construir uma pirâmide sem uma boa equipe? Muitas pedras, grandes pedras, colocadas de forma tão organizada e em pontos tão altos! Coisas grandiosas, construções maravilhosas, sempre dependerão de uma boa equipe de trabalho!

Quer construir um grande escritório de advocacia? Pense muito bem na sua equipe!

Quer fazer parte de um grande escritório pense muito bem no valor do seu trabalho, no valor de sua contribuição... faça sua parte para fortalecer a equipe, comemore os resultados e colha os seus frutos!

E você, tem alguma experiência para contar? Concorda com tudo o que foi escrito? Como vai o seu escritório?

Abraços,
Professor Chacon